Menu Principal

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bem vindo ao novo mundo digital!

Ciao!

No último fim-de-semana, estive debatendo com um amigo a forma como o mundo virtual está se conectando, de forma até assustadora. E, depois disso, digo, desse papo, passei a observar mais e, de fato, fiquei impressionado.

Comentávamos, na verdade, que quase nunca paramos para entender as razões pelas quais o Gmail oferece, em anúncios, exatamente aquilo que você está precisando ou desejando comprar, bem como disponibiliza um espaço quase infinito para o armazenamento de e-mails e afins.

Partimos, então, para uma linha de raciocínio que se baseia no seguinte : um serviço de correio eletrônico com espaço ilimitado faz você abandonar o uso de softwares como Outlook; serviços de armazenagem de fotos e vídeos são mais um passo para entrarmos, em definitivo, nesta nuvem, no chamado cloud computing; uma vez de posse de tantas informações nossas, basta garimpar nossos e-mails para saberem o que está faltando na nossa geladeira, quais tipos de viagens realizamos, quais assuntos mais nos interessam.

A partir deste ponto, entram as redes sociais que, agora, se comunicam entre si e, também, com websites, blogs e serviços de armazenagem de um modo geral. Chegamos a um ponto, portanto, em que, depois de estarmos conectados, por exemplo, ao Facebook, podemos entrar no site do ClimaTempo e perceber que o site reconheceu aquela conexão e está, agora, disponibilizando os comentários que outros usuários fizeram a respeito da previsão meteorológica.

Ok, é interessante, mas já pararam para perceber que estamos expondo nossas vidas, em relações que não aparecem visualmente, como o link com o ClimaTempo, mas que sem percebermos, acabamos por receber um e-mail com uma oferta de uma TV de LCD, justamente naquele dia em que você mandou um e-mail para os seus amigos perguntando qual o melhor modelo para se comprar?

Dá para pensar um pouquinho, não?

Antes de me despedir, gostaria de agradecer ao novo amigo e também blogueiro Paulo Tamburro, meu primeiro leitor a fazer comentários! Visitem o site, é muito bom :

Ciao!

Nenhum comentário: