Menu Principal

sábado, 27 de novembro de 2010

Blip.Fm Hidden Widgets - Parte II

Ciao!

No último post, nossa aventura aparentemente havia terminado quando eu, finalmente, consegui colocar um widget para tocar a minha rádio Blip.Fm aqui no blog, através de um aplicativo em Flash. Depois foi só curtir.

Pois é, curti até perceber que a Playlist não avançava sozinha. A cada música, era necessário comandar PLAY, NEXT ou PREV, para executar a música atual, a próxima, ou a anterior, respectivamente. Então, continuei a busca na web e, de volta ao Google, procurei novamente por Blip.Fm e, desta vez, não busquei por Widgets, mas por API e, assim, surgiu mais uma pista sobre os "Hidden Widgets", ou deveria dizer "Hidden Info"?

A página continha o bê-á-bá da utilização de APIs que o próprio site disponibiliza e, além disso, a resposta para a pergunta final do último post: por que o pessoal do Blip.Fm não disponibiliza estas informações no site? A resposta é : o trabalho com estas APIs do Blip.Fm ainda não está concluído.

As bibliotecas disponibilizadas podem ser modificadas a qualquer momento, sem aviso prévio, durante o período de beta-testes. Como informado anteriormente, as bibliotecas estão disponíveis e eles nos incentivam a utilizá-las, no entanto, alertam para a possibilidade de pararem de funcionar a qualquer momento. Ainda havia mais informações sobre os beta-testes, mas parei de ler esta parte e parti para a documentação da biblioteca em si.

O site é interessante e não é difícil entender o funcionamento dos objetos, mas alguns parâmetros estão mal explicados. o API KEY é um deles, levei um tempo para entender que API KEY é uma chave, concedida pelo fornecedor da API, que possibilita seu uso e, ao mesmo tempo, controla as transações que o usuário realiza. Um pouco mais de pesquisa e percebi que o restante das informações sobre os beta-testes era importante. Aquele trecho que eu deixei de ler, que mencionei acima, tratava justamente sobre a questão das API KEYs : "Não estamos mais concedendo API KEYs, no entanto, você pode nos enviar um e-mail e entrar na lista de espera. Obrigado pelo interesse."

E-mail encaminhado! Assim que houver novidades, vou trazer para cá.

A empreitada não foi, de todo, inútil. A forma de disponibilização das músicas do Blip.Fm funciona, não a partir de um repositório de arquivos MP3, mas de uma relação de links para servidores na web onde estes arquivos MP3 ficam armazenados. Quando um DJ blipa uma música, na verdade ele está disponibilizando sua execução no player de sua rádio Blip. O player da rádio Blip toca a música a partir do link do arquivo MP3 no servidor web onde este se encontra. Cada DJ, cada usuário do Blip, possui uma pasta onde ficam armazenados os links de todas suas músicas blipadas. No meio da documentação sobre APIs, achei isto:

http://api.blip.fm/blip/getById.xml?id=56674159
Esta request fornece, como resultado, um XML contendo todas as informações sobre a músic blipada. Todas mesmo... Aproveitem! A música do exemplo é a mesma do player no final deste post. Para descobrir o número da música(id), é preciso, no site do Blip.Fm, clicar na data/hora da música, para ser redirecionado para o site da música blipada , onde é possível ver quem blipou, quando, quem comentou a respeito e, olhando a URL da página, lá está ele!

Antes do final, mais um código : este é o para o player configurado para tocar apenas uma música. Ideal para sugerir uma trilha sonora para a leitura do blog.

<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<object data="http://blip.fm/_/swf/BlipEmbedPlayer.swf" height="190" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"> <param name="id" value="pfuuuuucci" />
<param name="wmode" value="transparent" />
<param name="quality" value="high" />
<param name="allowScriptAccess" value="never" />
<param name="FlashVars" value="blipId=56674159" />
<param name="src" value="http://blip.fm/_/swf/BlipEmbedPlayer.swf">
</object>
</div>



Ciao!