Menu Principal

sábado, 13 de novembro de 2010

Blip.Fm : Hidden Widgets

Ciao!
Há algumas semanas atrás, escrevi aqui sobre widgets e, mais especificamente, sobre um widget do Blip.Fm que permitia exibir as últimas músicas blipadas. Configurei com facilidade, no próprio site e, depois, copiei e colei o código HTML no blog, sem maiores dificuldades. Mas o aplicativo apenas relacionava, conforme configurei, as últimas 7 músicas blipadas na rádio pfuuuuucci, no entanto, ao clicar em uma destas, o usuário era redirecionado (em uma nova janela do browser) para a página da música e, então, esta era executada.
Valeu por ter conseguido deixar aqui uma relação do que venho selecionando, do que venho ouvindo, quem está acompanhando está tendo a oportunidade de conhecer muita coisa boa, não necessariamente nova, mas pouco conhecida e de altíssima qualidade musical.
Mas ficou faltando a rádio em si, um aplicativo que executasse as músicas, e não somente as últimas, mas todas. Então, parti para uma das coisas que mais gosto de fazer : fuçar a web.
Recebi da minha mulher a dica de um site de Widgets, o WidgetBox. Muito interessante e, com algumas pesquisas, encontrei referências ao Blip.Fm. Mas nada diferente do que eu já conhecia, apenas com outra roupagem. Não me frustrei e, apesar de parecer um tiro n'água, encarei como sendo uma pista, algo me dizia que se eu procurasse mais, acabaria encontrando.
Parti, então, para o Google e, neste, garimpei os resultados sobre Blip.Fm Widgets. Acabei em uma página de um DJ que, segundo o próprio, criou um Blip.Fm Widget que fazia exatamente aquilo que eu procurava, com exemplo de funcionamento e tudo, só para dar água na boca. É, porque o código era incompreensível e não dava para decifrar os parâmetros necessários à configuração. Cheguei a escrever o rascunho de um e-mail que encaminharia ao responsável pela façanha, pedindo dicas, mas o melhor ainda estava por vir...
Ainda no google, me deparei com um forum na web de usuários do Blip.Fm que comentavam sobre um Widget que parecia ser um "embedded player", uma barra de execução de músicas da rádio. No forum, os usuários discutiam como era o funcionamento do aplicativo e, depois de muitas perguntas, surgiu uma boa alma com todas as respostas e, finalmente, estavam elucidados os mistérios para a utilização da ferramenta.
Segui lendo as intruções que ensinavam a clicar na data/hora da música, para que ocorresse o redirecionamento do usuário para uma página onde a música era executada e um número era exibido. Este número deveria ser copiado no código do player para que, então, o aplicativo funcionasse, exibindo o nome do DJ, as informações da música e um botão PLAY. Continuei com a experiência, até ver o resultado final  e perceber que, assim, eu só conseguiria exibir o player para uma música de cada vez.
Tive uma idéia : no parâmetro BlipId, que deveria receber o tal número, não escrevi nada e, quando a página surgiu, uma mensagem de erro foi exibida no player, informando que um dos dois parâmetros deveria ser informado, ou o BlipId ou o username. Peraê!! Username?!?!?! Bingo!
Enfim, bastava substituir o parâmetro BlipId pelo parâmetro username e atribuir o valor "pfuuuuucci", para todos viverem felizes para sempre!
Moral da história :
1) hoje em dia, quando tiver uma idéia, procure primeiro na web: não só alguém já a teve, como a desenvolveu e a disponibilizou na web de graça;
2) capriche sempre nas mensagens de erro!
Com vocês, o código:
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<object data="http://blip.fm/_/swf/BlipEmbedPlayer.swf" height="190" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"> <param name="id" value="pfuuuuucci" />
<param name="wmode" value="transparent" />
<param name="quality" value="high" />
<param name="allowScriptAccess" value="never" />
<param name="FlashVars" value="username=pfuuuuucci" />
<param name="src" value="http://blip.fm/_/swf/BlipEmbedPlayer.swf">
</object>
</div>
Agora, com vocês, a rádio:


Só não entendi uma coisa até agora : por que o pessoal do Blip.Fm não disponibiliza estas informações no site? Ciao!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Coisa de Velho

Ciao!

Definitivamente, estou ficando velho. A gente percebe que está ficando velho quando tudo aquilo que os nossos pais nos ensinaram começa a ficar fora de moda. São coisas simples, como o "por favor", o "bom dia", o "obrigado", o "com licença". Tudo isso fica fora de moda. Não fale palavrão na frente de senhoras! Isso também saiu de moda. Não se liga para a casa dos outros antes das nove da manhã, ou depois das nove da noite! Também caiu.


Minha mulher apenas acha bonitinho, mas comigo ela nunca carrega nada, sempre passa na frente, sempre tem a porta aberta por mim, sempre anda do lado de dentro da calçada. O problema é a bolsa, que sempre está do lado errado. Talvez o cavalheirismo não tenha resistido às bolsadas.


Até ler um bom livro está ficando fora de moda. Eu sempre empresto livros aos amigos. Aos que lêem e aos que não lêem. Aos que nunca leram, eu tento incentivar emprestando pequenos clássicos, de fácil digestão, dá vontade de ler mais. Aos que pararam, eu tento sugerir bons livros que li recentemente. E aos que já lêem, me farto em trocar experiências. Coisa de velho. Tenho ciúmes dos meus livros, cobro a devolução. Coisa de velho.


Ciao!