Menu Principal

domingo, 3 de junho de 2012

Banco Ampulheta

Ciao!

O Banco Ampulheta traz o conceito de reciclagem e reaproveitamento da madeira. O projeto foi concebido para utilizar compensado, com o objetivo de se extrair duas peças de mobiliário : um banco em forma de ampulheta e um cachepot quadrado. 

No projeto anterior (Banco Rolha), que empregou as mesmas técncias, também foram utilizadas placas de compensado mas, como o trabalho foi realizado com uma serra tico-tico "entrando" na placa pelas laterais para, então, realizar o corte do disco, as sobras não foram reaproveitadas.

Neste novo projeto, foi utilizada uma tupia de coluna para realizar os cortes e, assim, obter discos de formatos circulares perfeitos, além de preservar a sobra da placa que, então, irá compor a estrutura do cachepot.

 Corte das peças com o uso da Tupia de Coluna

As sobras, empilhadas, formarão a estrutura do Cachepot

O Cachepot é composto por 18 placas de 20mm vazadas (à exceção da placa-base com rodízios) e empilhadas, restando, portanto, 17 discos que variam de 25cm de diâmetro (base e topo) a 17cm de diâmetro (cintura).
Discos cortados, utilização da lima grosa para desbastar e ...

... suavizar os "degraus".

O trabalho é longo e deve ser realizado com paciência, disco a disco. A cada novo disco inserido na pilha, é feita a fixação com cavilhas. Depois de toda a peça trabalhada, os discos serão colados uns nos outros com cola branca.

O lixamento das peças foi realizado com uma lixadeira diagonal, começando com a lixa de grão 80, com as peças ainda separadas.

Após o primeiro lixamento, foram introduzidos dois novos discos na peça, um na base e outro no topo, ambos com os mesmos 25cm de diâmetro, para tornar o desenho mais suave e a peça 2cm mais alta, já que estes dois últimos discos foram extraídos de compensados de 10mm.

O topo do banco foi laminado com Curupixá e, então, toda a peça foi lixada com lixas mais finas, finalizando a forma e tornando toda a superfície lisa e pronta para receber o acabamento.

Aplicação de seladora e em seguida ...

... verniz incolor com acabamento acetinado.

A peça foi finalizada com aplicação de cera de abelha, dando o aspecto final à mesma.

Fazendo pose para a foto!

 Com a turma ...

Ciao!