Menu Principal

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Auto-Engano

Ciao!

Você sabe o que é auto-engano? Descobri hoje, e da melhor maneira que se pode trocar experiências : ensinando e aprendendo.

O auto-engano é um mecanismo de defesa natural do indivíduo. Manifesta-se quando seus defeitos ou vulnerabilidades são expostas, ou quando colocam um espelho em sua frente para dar um choque de realidade.

Recentemente, fiz uma crítica a um colega, o que me incomodou profundamente, porque sei que ele ficou triste e duvidei que viesse a entender o verdadeiro motivo da crítica em si : a minha preocupação com ele, a minha grande estima por ele.

De fato, no início, a reação foi exatamente esta : tristeza e falta de entendimento. Mas eu não desisti, não, eu insisti para que ele enxergasse sob o meu ponto de vista, para que percebesse o seu real significado. Mandei um e-mail, despretensioso. Depois, me arrependi. Vai que o sujeito já esqueceu o assunto, teve um ótimo fim-de-semana e lá estou eu na segunda-feira de manhã cedo, lembrando-o.

Enfim, segue um trecho da resposta (publicação autorizada):
"... Depois que você colocou o espelho na minha frente, ao invés de analisar o meu comportamento, eu optei por alimentar uma preocupação fictícia... Essa preocupação fictícia (auto-engano) me distanciou ainda mais dos verdadeiros questionamentos e da real reflexão que eu deveria fazer sobre a minha postura. Foi doloroso concluir isso, pois tive que passar por cima de uma camada enorme de arrogância e orgulho. Por isso, te agradeço mais uma vez por você ter tido a coragem de falar o que eu precisava escutar..."

Corri o risco de perder um colega, mas as chances de ganhar um amigo eram grandes.

Ciao!