Menu Principal

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Comprador Compulsivo Online

Ciao!

Acredito que Engenharia Social seja uma das áreas de conhecimento mais interessantes que existem no momento, pois vivemos uma grande mudança de valores e de comportamento.

Com o advento da web, pessoas passaram de meros consumidores a compradores compulsivos, já que não era mais necessário ir a um shopping ou enfrentar toda a correria das compras. Isto sem mencionar a questão da segurança (uma vez vencido o medo de comprar online com cartão de crédito) e dos preços (alguns muito mais em conta na web) e, ainda, as pesquisas comparativas de fácil acesso e a confiabilidade das lojas com avaliações realizadas pelos próprios clientes.

Engana-se, no entanto, quem achou que a introdução sobre Engenharia Social tinha relação com o parágrafo acima. Não, na verdade refiro-me ao movimento alucinante de sites de compras coletivas quem estão surgindo e abocanhando o mercado. Por um lado, teremos a democratização dos preços. Por outro, a compra pelo desejo ou pelo impulso, e não pela necessidade. É aquela história : "não sei se preciso disto, mas está tão baratinho..."

De fato, são oportunidades de comprar produtos mais em conta, mas deve-se avaliar com cautela a real necessidade. Não obstante todas as vantagens que podemos identificar nas compras coletivas, os e-mails diários recebidos com as "ofertas do dia" podem vir a ser tão chatos quanto aquele vendedor que tenta te empurrar uma bermuda, um tênis e um boné, quando você queria apenas uma camiseta.

Agora há pouco, recebi uma promoção de um vôo panorâmico pela Cidade do Rio de Janeiro, de R$ 1000,00 por R$ 500,00, metade do preço. O passeio valia para quatro pessoas, então, fiz as contas rapidamente e já estava me preparando para combinar com outros 3 amigos quando me deparei com o seguinte pensamento : andei de helicóptero a primeira e última vez na vida, por pura necessidade, e jurei que jamais o faria novamente...

Então, desisti da idéia, mas resolvi escrever aqui porque fiquei impressionado de ver como fui capaz de desejar até mesmo aquilo que eu já havia abominado. Credo!

Ciao!

PS.: Hoje tem SUBLIME na rádio pfuuuuucci, mais tarde, seleção da boa!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Web Radios 2011 - Parte I

Ciao!

Hoje é só uma passadinha rápida, para o registro.
Fiquei bem uns 15 dias sem blipar, com as festas de final de ano e a gripe. Hoje dei uma passada lá e voltei à ativa, já conferindo uma beleza blipada pelo meu amigo Rodrigo Valadares, o RCV:

Antes de blipá-la, no entanto, fui verificar na minha playlist se já estava lá. Acabei topando com uma música do Sublime e, quando fui tocar, ela estava indisponível. O player já passa automaticamente para a próxima e, então ... nada, mais uma e ... nada e, finalmente, chegou na última do Sublime na lista e executou. Pois é : as músicas "morrem", de vez em quando tem que ir lá, tocar algumas e, se for o caso, substituí-las... Amanhã, vou fazer isso com o Sublime, então, para quem gosta, vai ter uma seleção das boas por aqui.

Continuo achando o conceito do Blip.Fm sensacional, mas também continuo na busca por novidades na web. A última que conheci foi o GrooveShark.com . Parece um player desktop, também tem o conceito de rádio e as músicas são de excelente qualidade e de fácil acesso. Ainda não me aprofundei, mas cada vez mais me convenço de que em breve cada um vai ter a sua "personal web radio online".

Ciao!