Menu Principal

sábado, 23 de junho de 2012

CAJON Gamão

Ciao!

Mais um CAJON "saiu do forno". Como não poderia deixar de ser, este tem conceitos diferentes de todos os outros anteriores e, ao mesmo tempo, uma referência a um modelo já criado anteriormente. A diferença básica é que este projeto utilizou madeira maciça, em vez de compensado, para a construção do corpo. Também foi introduzido um novo tipo de estrutura, onde o fundo é ligeiramente recuado e todo o instrumento repousa sobre esta peça.

Como referência a modelos anteriores, este intrumento traz em seu tampo um tabuleiro de Gamão. Anteriormente, eu já havia criado um CAJON cujo tampo era um tabuleiro de Xadrez. Desta vez, como o instrumento é um presente para um grande amigo que gosta muito de jogar Gamão, resolvi dar ao instrumento mais esta bossa.

Abaixo, o passo a passo para a construção do CAJON Gamão:

Não foram utilizados parafusos na estrutura deste CAJON; em vez disto, cavilhas fizeram as junções, reforçadas com cola.

O fundo foi ligeiramente recuado ...
... para reforçar a estrutura.

Foram aplicadas técnicas de marchetaria para a criação da arte do tampo...
... cujo desenho, depois de pronto, remete a um tabuleiro de Gamão ...
... com a divisão do meio...
... e, depois, a colocação de bordas; só então, o desenho foi aplicado sobre a madeira que iria compor o tampo do instrumento propriamente dito.

Agora, com o tampo já pronto, começa o trabalho de acabamento ...
... com aplicação de seladora ...
... e, em seguida, de verniz.

O corpo do instrumento foi tingido de Canela.

O lixamento, após a aplicação do tingimento, dá um acabamento envelhecido.

 As falhas na mdeira tingida dão um aspecto ainda mais rústico à peça que, depois, também recebeu aplicações de seladora e verniz.

Aqui, a peça já finalizada, com cera de abelha, visão da parte traseira ...
e, last but not least, da parte dianteira.

Vale comentar que, apesar da beleza do instrumento, o que deve contar mesmo é o som. E foi uma grata surpresa construir a peça em madeira maciça, o resultado sonoro ficou muito bom, o CAJON tem um grave bem pesado e agudos secos, gostei muito. É isso aí, até o próximo!

Ciao!