Menu Principal

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Web Radio

Ciao!

Há algum tempo atrás, um amigo me apresentou a uma rádio na web (web radio) e fiquei fascinado. Não só pela rádio em si (http://www.radioparadise.com/), mas também pela idéia : um casal que resolveu viver disso, colocando no ar uma programação com músicas ótimas e, algumas vezes, até raras. Na época, a principal fonte de renda do negócio vinha de doações dos ouvintes, mas hoje já tem até convênio com a Amazon!

Depois de curtirmos um som muito bom, ficamos elucubrando como seria a nossa rádio, qual seria a infraestrutura necessária, que programação iríamos montar, enfim, aquelas idéias em que amigos ficam viajando quando apreciam juntos de alguma coisa assim. Mas, logicamente, não avançamos além desse papo. 

O tempo passou e, quando o assunto é Web, tempo passando significa muita coisa acontecendo. Foi lançado o ShoutCast, que é um programa para o iPhone que permite ouvir estas web radios no aparelho. Hoje em dia, meu telefone tem as duas coisas, ou seja, o ShoutCast tocando Radio Paradise.

Um tempinho depois, acabei por vir a conhecer o Blip.fm, um site onde você se cadastra e, então, se torna um "DJ", ou seja, pode criar sua Play List (sobre uma base quase infinita de músicas e vídeos), compartilhá-la com amigos no Facebook e Twitter e, o melhor de tudo, integrar uma rede social com outros "DJs".

A rede social é estruturada a partir dos "ouvintes" ou da afinidade músical entre os membros e o resultado é uma estação de rádio que está sempre se renovando com as suas músicas e as dos seus "DJs" favoritos, ou simplesmente uma estação sua apenas, onde só constam as músicas que você definiu como favoritas.

A idéia é sensacional e, com alguns dias como usuário, já comecei a imaginar como seria se a minha rádio também pudesse ser tocada no iPhone e, para tanto, fui ao Apple Store, pesquisei Blip.fm e BINGO! Lá estava o Boom Box, aplicativo que integra com o Blip.fm e executa (no bom sentido, é claro) as músicas das minhas Play Lists. Estou adorando a experiência mas, novamente, chocado em ver como as coisas estão evoluindo a cada dia em uma velocidade impressionante!

Quem quiser dar uma passadinha lá pra conferir, seguem os links :
Site do Blip.fm : http://blip.fm/

Ciao!