Menu Principal

terça-feira, 3 de junho de 2008

Atitude : Saúde

Ciao!

A maioria da população economicamente ativa é composta por indivíduos ansiosos. Comer é a forma mais rápida de vencer a ansiedade. Come-se mais. Come-se mal.
Conclusão : A maioria da população economicamente ativa, muito provavelmente, está acima do peso recomendado, ou melhor, com percentual de gordura acima do desejável.

Partindo desta premissa, encontramos indivíduos frustrados com seu próprio corpo e sua estética, poucos realmente preocupados com a sua saúde. E a busca estética leva estes a procurarem procedimentos pouco ortodoxos, porém, difundidos e de resultado aparentemente comprovado : as dietas milagrosas. Quem nunca fez, ou não conhece alguém que já fez? Raro.

A maioria dos homens e mulheres resolve agir quando o mal já está instalado, sendo que alguns vão mais além e lançam mão de cirurgias plásticas e de redução de estômago.
Conclusão : A maioria dos homens e mulheres só têm preocupação estética, tardia e, muitas vezes, colocam em risco a própria saúde para reverter o quadro.

Manter uma dieta exige do indivíduo, invariavelmente, uma carga de força de vontade que, usualmente, não combina com a ansiedade que está sendo experimentada. As dietas milagrosas são verdadeiras torturas alimentares, ou seja, come-se em quantidades reduzidas e, ainda por cima, alimentos “sem-graça”.

Ainda que se consiga perseguir o objetivo de se "comer pouco com gosto de nada”, a autopercepção mostra que algo não está funcionando, pois o corpo permanece gordo. Normalmente, esta discrepância provoca ainda mais ansiedade e, não raro, a interrupção da dieta ou algum tipo de surto no qual, como se diz na gíria, “chuta-se o balde”. O emagrecimento é uma conseqüência de quando se pratica atitudes saudáveis, quando se age como uma pessoa de hábitos saudáveis agiria.

Para que se goze de boa saúde e de um metabolismo eficaz, é preciso saber entender o próprio físico, o funcionamento do organismo e, acima de tudo, conhecer as propriedades dos alimentos e seus efeitos sobre o corpo. É de suma importância conhecer a combinação entre alimentação, horário e prática de exercícios, para que se alcance o objetivo. O nutricionista tem papel fundamental neste entendimento. O profissional atua, primeiramente, determinando um plano alimentar saudável e variado e, em seguida, monitorando os resultados.

Ciao!