Menu Principal

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Are you in the mood for music?

Ciao!
.
Às vezes eu fico chocado com a quantidade de informação que se obtem através de um simples e-mail com uma dica. Hoje recebi uma mensagem de um amigo, amante da música como eu, ou até mais do que eu. Grande parte das novidades, em termos de música, que ajudaram a formar minha personalidade musical, veio deste amigo, então, fui conferir.
.
A dica era sobre um site chamado StereoMood. Acessei e dei de cara com uma página cheia de palavras que remetiam a emoções (em inglês), como RELAX, CHILLOUT, MELANCHOLY, DREAMY, HAPPY, etc. Ao clicar em uma das emoções, o site redireciona o usuário para um player, no qual se ouve uma sequência de músicas classificadas conforme a emoção escolhida.
.
Escolhi SUNDAY MORNNG como a emoção da vez e caí em uma página com músicas excelentes e, melhor, de artistas que eu não conhecia, em sua maioria. Ou seja, até o presente momento, a pequena dica trazia intrinsecamente informações sobre mais uma Web Radio e sobre um sem-número de bandas que eu não conhecia, enfim, um verdadeiro deleite.
.
Mas observei, a exemplo do Blip.Fm, alguns ícones próximos à barra de ferramentas do player. Passando o mouse sobre estes, surgiram as opções:

  • Add this song to my library

  • Share this song with my friends

  • Tag this song

  • Buy this song or GIG tickets for this artist (!?!?)

  • Shuffle
Por curiosidade, cliquei em uma delas e recebi a informação de que era preciso estar logado no site. Opa!
.~
Só então, percebi que não não se tratava de uma simples Web Radio, como a Radio Paradise, mas outra comunidade de música, em um formato parecido com o já conhecido e tantas vezes aqui mencionado, o Blip.Fm. Obviamente, já me cadastrei e comecei a garimpar novidades por lá.
.
Recomendo, não só pela idéia sensacional das emoções, não somente pela cultura musical imensa que lá reside. Faço-o também por algumas questões técnicas: no StereoMood, o usuário tem opções de criar várias listas (e não apenas uma única Playlist), pode classificá-las segundo emoções e, para ouví-las, é possível filtrar por emoção, por artista, por música, por disco, por palavra chave e, também, a partir da biblioteca do usuário (do próprio e dos demais), de sua(s) (várias!) Playlist(s).
.
Neste aspecto, dá de goleada no Blip.Fm. Aliás, tenho experimentado três grandes dificuldades por lá : a falta de informação sobre uma música que eu já tenha blipado (para não blipar de novo), a falta de uma ferramenta onde seja possível localizar uma música dentro da sua Playlist e, o pior, o inconsistência entre a relação de músicas que blipo e marco (add to playlist) e a relação de itens da Playlist propriamente dita.  
.
Voltando ao StereoMood: além de tudo, existe um link denominado Blog List que, de tão interessante, vai ter que ficar para outro post, mais tarde, porque vou precisar de tempo para analisar e depois comentar. Mas, pelo já visto, a lista de blogs sugere muita diversão (pra quem gosta, é claro), porque é a base onde o site busca suas fontes, suas influências, enfim, conforme o próprio site diz : sem a paixão destes blogueiros pela música, o StereoMood não seria tão bom. Para se ter uma idéia : 

  1. um blog com músicas para download, grátis ou de acordo com as leis vigentes, além de opiniões, vídeos e novidades da cultura e da música pop;

  2. um blog sobre compartilhamento de "músicas que nos movem de uma forma ou de outra";

  3. um blog com playlists, crônicas, músicas novas e antigas;

  4. um blog sobre música indie italiana:
E muito mais, com certeza! Mas, como eu disse anteriormente, esse vai ficar para um próximo post...
.
De qualquer modo, fica aqui o registro sobre o comentário no início deste texto, sobre aquela pequena dica, aquela simples mensagem, que proporcionou tanta informção e cultura, tanto para mim, quando para os leitores. Não é formidável?
.
Ciao!

stereomood - emotional internet radio

(!?!?) Vários sites musicais estão com esta nova "feature": quando o usuário seleciona uma determinada música, é oferecido um link para a compra de ingressos, para os shows daquele artista ou banda.

Nenhum comentário: