sábado, 23 de junho de 2012

CAJON Gamão

Ciao!

Mais um CAJON "saiu do forno". Como não poderia deixar de ser, este tem conceitos diferentes de todos os outros anteriores e, ao mesmo tempo, uma referência a um modelo já criado anteriormente. A diferença básica é que este projeto utilizou madeira maciça, em vez de compensado, para a construção do corpo. Também foi introduzido um novo tipo de estrutura, onde o fundo é ligeiramente recuado e todo o instrumento repousa sobre esta peça.

Como referência a modelos anteriores, este intrumento traz em seu tampo um tabuleiro de Gamão. Anteriormente, eu já havia criado um CAJON cujo tampo era um tabuleiro de Xadrez. Desta vez, como o instrumento é um presente para um grande amigo que gosta muito de jogar Gamão, resolvi dar ao instrumento mais esta bossa.

Abaixo, o passo a passo para a construção do CAJON Gamão:

Não foram utilizados parafusos na estrutura deste CAJON; em vez disto, cavilhas fizeram as junções, reforçadas com cola.

O fundo foi ligeiramente recuado ...
... para reforçar a estrutura.

Foram aplicadas técnicas de marchetaria para a criação da arte do tampo...
... cujo desenho, depois de pronto, remete a um tabuleiro de Gamão ...
... com a divisão do meio...
... e, depois, a colocação de bordas; só então, o desenho foi aplicado sobre a madeira que iria compor o tampo do instrumento propriamente dito.

Agora, com o tampo já pronto, começa o trabalho de acabamento ...
... com aplicação de seladora ...
... e, em seguida, de verniz.

O corpo do instrumento foi tingido de Canela.

O lixamento, após a aplicação do tingimento, dá um acabamento envelhecido.

 As falhas na mdeira tingida dão um aspecto ainda mais rústico à peça que, depois, também recebeu aplicações de seladora e verniz.

Aqui, a peça já finalizada, com cera de abelha, visão da parte traseira ...
e, last but not least, da parte dianteira.

Vale comentar que, apesar da beleza do instrumento, o que deve contar mesmo é o som. E foi uma grata surpresa construir a peça em madeira maciça, o resultado sonoro ficou muito bom, o CAJON tem um grave bem pesado e agudos secos, gostei muito. É isso aí, até o próximo!

Ciao!

3 comentários:

Leo Gregol disse...

Muito legal o seu Cajon.
Não sei se pode me responder algumas dúvidas. Estou construindo um cajon, é meu primeiro, tenho ideia de fazer laterais, fundo, base e assento em MDF. Mas não sei qual madeira utilizar no tampo. A madeira utilizada, influi muito no tipo de som que ele vai soar?
Tem diferença se eu usar parafusos ao invés de cavilhas?
O tipo da pintura, também influencia no som?
Se puder me responder, agradeço!
Obrigado!

Paulo Peltier Fucci disse...

Caro Leo, boa tarde e obrigado pelo comentário. Respondendo às tuas perguntas, vamos lá :

1) Tenho ideia de fazer laterais, fundo, base e assento em MDF.

R.: Sei que esta não era uma dúvida tua, mas não o faça em MDF, MDF não é uma boa em termos de acústica, resistência e peso... MDF é muito pesado, a acústica não se compara à da madeira, que é bem melhor e, já que pretendes utilizar parafusos, a resitência não é boa e logo os parafusos ficarão frouxos; te falo isto por experiência própria, já fiz alguns assim e não dá muito certo, prefira compensado, veja em (http://historiasdopescador.blogspot.com.br/2011/08/cajon.html).

2) Não sei qual madeira utilizar no tampo. A madeira utilizada, influi muito no tipo de som que ele vai soar?
Com certeza. Minha recomendação é que utilize compensado de 4mm, pois é bem flexível e torna as batidas mais suaves, o compensado de 6mm é muito duro e as mãos ficam bastante prejudicadas à medida em que batemos no tampo do instrumento

3) Tem diferença se eu usar parafusos ao invés de cavilhas?
Sem problemas, eu usei cavilhas por estar usando madeira maciça, mas nos CAJONEs de compensado sempre uso parafusos.

4) O tipo da pintura, também influencia no som?
Acredito que não, a câmara acústica é que influencia mais, ou seja, quanto maior o espaço interno, maior os graves, quanto menor, mais agudo é o som, quanto maior o buraco, menos canalizado fica o som, etc...

Espero que tenha ajudado. Dê uma passada no menu MARCENARIA do blog e veja os outros que fiz, tem um com um formato bem diferente e, por esta razão, tem um espaço interno bem grande e faz um "gravão" de responsa!

Um forte abraço,
Paulo (Pescador)

Leo Gregol disse...

Muito obrigado pela resposta!
Vou olhar sim os outros modelos!